E-mail marketing, sim é poderoso!

e-mail marketing

PORQUE O E-MAIL MARKETING NÃO DEVE FALTAR EM SUA ESTRATÉGIA DIGITAL?

Foi a primeira ferramenta de marketing digital. Pode-se ousar dizer que ele nasceu com a internet. O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa e por isso ainda é uma das melhores ferramentas de relacionamento com os clientes. Claro, quando usada adequadamente. Quando as empresas começaram a investir em marketing digital, o e-mail marketing foi explorado ao extremo e sem critério. Centenas de ferramentas de disparo surgiram no mercado, empresas vendiam bases de contatos (que não necessariamente era o contato correto), emails eram disparados sem nenhuma estratégia. Resultado: Caixas de correio abarrotadas, pessoas descontentes com a invasão digital e o SPAM foi oficialmente criado. Com isso, surgiram os controles de SPAM pelos provedores, black lists e centenas de mecanismos para evitar que mensagens não desejadas encham nossas caixas de correio.

Com a evolução do mercado digital, foram surgindo novas ferramentas de publicidade para este meio e muitas empresas deixaram de lado a estratégia de e-mail e ela foi realmente perdendo credibilidade. BIG MISTAKE, BIG, HUGE!!! O e-mail marketing nunca deixou de apresentar resultados excelentes para quem continuou utilizando de forma correta.

Segundo um estudo divulgado pela Prnewswire, 59% dos profissionais de marketing são categóricos ao afirmar que o email é o canal mais eficaz para gerar receita. Um outro estudo, desta vez divulgado pela Marketingsherpa mostra que 72% dos consumidores preferem receber informações de marcas e empresas por e-mail.

Mas ainda gosto de “cutucar” para uma reflexão ainda mais simples…

Você conhece alguém que não tenha uma conta de e-mail? 🙂

POR QUE O E-MAIL MARKETING É TÃO IMPORTANTE NO MARKETING DIGITAL?

O CLIENTE É TODO SEU: Primeiro porque quando um cliente abre um e-mail da sua empresa, ele está dedicando o precioso tempo dele à você. Neste momento ele é exclusivamente seu. A tela do celular ou do computador dele está 100% disponível para sua empresa. UAU, que bela oportunidade não?

ALCANCE: O alcance do e-mail é indiscutível. É difícil encontrarmos uma pessoa que não possua, pelo menos, uma conta de email pois ele está incorporado ao dia-a-dia das pessoas e isso permite o alcance individual, diferente das redes sociais, por exemplo.

PERSONALIZAÇÃO: E já que falamos em alcance individual, no e-mail você tem a oportunidade de personalização, você pode ser muito mais próximo, quando inclui por exemplo, o nome da pessoa no assunto, já que está falando com uma pessoa apenas, diferente de um blog, onde a informação é igual para todos, ou um vídeo no canal do Youtube.

Para concluir o raciocínio, o e-mail marketing é um canal de relacionamento muito importante e eficaz entre uma empresa, seus clientes e parceiros. Desde os contatos iniciais, até o fechamento de um negócio e o pós venda, o e-mail marketing é uma ferramenta indispensável no ambiente digital.

Então, se sua empresa não contempla esta estratégia de marketing digital porque acha que já está ultrapassada, está na hora de rever seus conceitos e trabalhar de forma estratégica com esta ferramenta. O e-mail marketing, é, sim, efetivo. Porém é preciso ter em mente que tudo depende de uma base de dados bem definida, segmentada e com sinergia com o seu negócio.

Se animou? Então vale dar uma lida neste artigo que dá algumas dicas de como trabalhar e-mail marketing de forma correta.