E-mail Marketing – Dicas importantes

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Se você está lendo este artigo, é porque já sabe que email marketing é bem importante na estratégia digital. Infelizmente, esta poderosa ferramenta perdeu muita de sua credibilidade pela forma que foi trabalhado nos primórdios do Marketing Digital. Mas posso afirmar com toda segurança que, se trabalhado da forma correta, pode ser uma ferramenta poderosa de relacionamento e também na geração de receita da sua empresa.

Separamos algumas dicas para você saber como começar ou recomeçar a trabalhar com e-mail marketing e ter bons resultados.

CONTATOS:

Sem os contatos não existe ação de e-mail marketing. Costumo dizer que a base de contatos é o maior bem de uma empresa. E então como anda a sua base de contatos?
Nossa dica aqui é: invista para montar uma boa base de dados, não adianta comprar bases prontas. Estas bases nem sempre são o seu público, na maioria das vezes estão desatualizadas, e um fato indiscutível é que centenas de outras empresas podem comprar a mesma base.

Então como montar uma boa base de contatos? Não é tarefa simples e se constrói aos poucos. Contatos da equipe comercial, cadastros no seu site, aquisição pelas redes sociais, eventos em que sua empresa participe. Lembre-se que sua base deve ser composta por pessoas que permitam receber informações de sua empresa, que conheçam seu serviço ou produto. Isso tem impacto direto nas taxas de abertura e de cliques das suas ações de email marketing.

Lembre-se: Os dados de sua base são como “seres vivos”. Precisam ser tratados, atualizados e muito bem cuidados para que não morram.

SEPARAR POR INTERESSES (SEGMENTAR):

Quanto mais informações sobre os contatos você possuir em sua base de dados, mais rica será sua segmentação. Isso é muito importante porque você atinge o destinatário na hora certa e com o produto/serviço certo.

Imagine o caso de uma casa noturna que fará uma festa especial no dia dos solteiros, seria uma gafe enviar um e-mail para alguém casado ou comprometido, ou ainda, imagine um e-mail em homenagem ao dia da secretária para alguém de outra profissão. São exemplos bem simples, mas que mostram as possibilidades de segmentação. Existem produtos que atendem uma determinada faixa etária, mas não outra. São inúmeras possibilidades e combinações.

Muitas vezes um cliente já está em um estágio avançado de compra em seu site e recebe um email com outra oferta. Porque não saber em que estágio da compra ele está, e ajuda-lo a concluir mais rapidamente? É importante saber em que fase da jornada de compra seu cliente está para que você tenha efetividade em suas ações.

O mesmo se aplica aos clientes que já são fiéis. Eles não podem ser tratados da mesma forma que um cliente que está comprando pela primeira vez, o e-mail precisa ser diferenciado para cada um deles. Viu só? Muitas possibilidades, que se bem aproveitadas se transformam em excelentes resultados.

LAYOUT DE E-MAIL MARKETING PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

E então você faz tudo certinho, mas na hora que o destinatário abre o e-mail, não consegue ler…
Ah, porque abriu no celular?

Segundo o IBGE, 80,4% do tráfego da internet já é feito via dispositivos móveis, não dá para arriscar sua estratégia toda morrer num layout não é? Então, lembre-se de fazer layouts mobile friendly, ou seja, que sejam possíveis de ser lidos com clareza nos smartphones e tablets, 75% das pessoas estão abrindo seus e-mails em celulares.

AUTOMAÇÃO:

Automação é interagir de forma personalizada com os clientes que interagem com sua empresa. Entender em que estágio de compra ele está e dar a informação precisa no momento exato e de maneira automatizada.

Hoje, existe uma infinidade de ferramentas de automação de email marketing (e de outras ferramentas online também). Essas ferramentas são parametrizadas (você escolhe como quer que as coisas aconteçam) e tornam todo o trabalho muito mais preciso e funcional, além de eliminar os erros que costumam acontecer quando fazemos isso manualmente. Fazer a automação “na mão” é uma tarefa quase impossível, dada à velocidade em que as coisas acontecem.

A maior parte das ferramentas possuem funcionalidades como gestão de base de dados, disparo de e-mail, acompanhamento de métricas e resultados e automação.

 

MENSURAR RESULTADOS

Uma sábia gestora minha sempre dizia: Se não dá para medir, não faça.

Então vamos lá. Defina metas claras e mensure.

  • Veja os Hard Bounces (eles indicam a qualidade de sua base)
  • Tenha atenção à sua taxa de abertura.
  • E a taxa de cliques? As pessoas abrem seu e-mail, mas não clicam? Será que pode ter algo errado com o conteúdo?

Acompanhar o desempenho e corrigir os erros é tão importante quanto realizar uma estratégia. Afinal, trabalhar com ações de marketing direto é como lapidar uma pedra bruta. A cada ação vai ficando mais bonito.

Como sua empresa tem trabalhado as ações de e-mail marketing? Precisa de ajuda? Conte conosco!