Redes Sociais, 5 dicas para sua estratégia.

Dicas para redes sociais

Estar presente nas redes sociais é uma forma muito eficiente de “humanizar” seu negócio e construir uma relação sólida com seus clientes. Afinal, elas foram concebidas para estimular os relacionamentos correto?

Correto. Mas podemos também gerar lucratividade com elas? Sim. E quais as palavras-chave para isso? Paciência e profissionalismo.

Não esqueça que as pessoas irão opinar. Positivamente e negativamente. Por tudo isso, é essencial ter uma estratégia de redes sociais para administrar de forma eficaz as interações com  seus seguidores.

Separamos 5 dicas básicas ajudar a sua estratégia de social media.

1 – Esteja nas redes sociais certas

Você precisa estar em TODAS as redes sociais? Claro que não. Nem sempre as redes que estão “bombando no momento” são as redes que você precisa estar. A resposta aqui é: Onde está seu público alvo? Que rede social eles usam? É nesta onde sua empresa deve estar. A cada dia surgem novidades, então tenha um foco e trabalhe bem.

Facebook e instagram são quase unanimidade pelas possibilidades de venda que apresentam e por terem plataformas muito estruturadas para empresas divulgarem seus produtos e serviços. Porém você terá pouco sucesso nestas redes se o seu negócio não trata diretamente com o público final (B2C) e sim com empresas (B2B). Se seus clientes são empresas de grande porte, investir fortemente em ter um perfil no Linkedin possivelmente será mais eficiente. Por outro lado, se seu foco for B2B para pequenas empresas, a estratégia no Facebook funcionará melhor, pois empresas menores tendem a usar esta rede.

Redes Sociais

2 – Conteúdo para as redes sociais – Não seja narcisista.

Não basta criar uma página no Facebook, inundar a página com seus produtos e serviços, falar exclusivamente sobre sobre seu negócio e acreditar que as pessoas vão se encantar com isso. Não vão.

Tenha um plano de conteúdo, um calendário editorial, quantos posts irá fazer, como irá monitorar.

Seu conteúdo deve fazer links entre seu negócio e o “mundo real”. Ofereça conteúdos que agreguem conhecimento para as pessoas. Falar exclusivamente do seu negócio é regra geral para um perfil sem graça.

Quer um exemplo de como pensar em conteúdo? Se sua empresa fala de tubos e conexões hidráulicas, alterne seus posts de produtos com artigos pequenos sobre como planejar a estrutura hidráulica de uma residência ou como fazer reparos, fale também sobre utilidades e nesse contexto “encaixe seu produto”. Se você tem um hotel, pousada ou algum meio de hospedagem, explore os pontos turísticos e atividade no entorno do estabelecimento.

Conteúdo para redes sociais

3 – Como conseguir público.

Independente da rede social escolhida, ela só irá funcionar com pessoas interagindo.

Sim, você precisará investir, mas saiba como investir da forma correta:

  • Regra número 1: Não compre seguidores. Existem milhares de recursos para conseguir pessoas, ele por vezes tem custo baixo, mas a qualidade dos contatos é proporcionalmente baixa também.
  • Antes de colocar sua rede social no ar garanta ter conteúdo já publicado. Ninguém irá se interessar por um canal onde não há nada para ser visto.
  • Use seu mailing de clientes e envie um e-mail marketing divulgando seu canal e convide-os a seguir seu perfil
  • Use as ferramentas de divulgação das próprias redes sociais para conseguir o publico qualificado. As ferramentas do Facebook, por exemplo, proporcionam uma excelente segmentação. Assim você será assertivo.
  • Tenha paciência. Conseguir bons seguidores leva tempo, bons conteúdos e investimento.

 Seguidores Qualificados

 

4 – Publicidade nas redes sociais.

Sim. Sempre: Tenha SEMPRE uma verba reservada para publicidade. Se você pretende ter visibilidade nas redes sociais a publicidade é essencial. As redes possuem recursos muito ricos para atingir o seu público de forma muito certeira e além de tudo você consegue medir a eficácia.

Mas quanto isso custa? Você não precisa iniciar com investimentos astronômicos. Pode começar devagar, testar qual tipo de publicidade funciona melhor para seu negócio mas tenha em mente que sem esse investimento seu canal, fanpage ou perfil passa a ser muito mais institucional do que gerador de receitas.

Publicidade nas redes sociais

5 – Veja o que seus concorrentes estão fazendo.

Encontrar seus concorrentes. Analisar o que eles estão fazendo é importante. Observando você aprende com os erros e acertos e muitas vezes encontra oportunidades de negócios. Uma reclamação em um canal do concorrente é, sem dúvida uma oportunidade para você.

E por último mas não menos importante. Não se preocupe com a quantidade de pessoas que estão interagindo, preze pela qualidade do seu público, crie conteúdos de qualidade e não desanime. Redes sociais são indispensáveis para qualquer negócio. Desde que bem administrada.

Pesquise seus concorrentes

Como sua empresa tem usado as redes sociais? Precisa de ajuda? Nós podemos ajudar você a planejar e estruturar sua estratégia de social media. Fale conosco.