Você precisa saber o que é SEO.

Você precisa saber mais sobre SEO

Antes de falarmos de SEO é importante contextualizar. A internet está incorporada em nossas vidas o tempo todo. É uma carga de informações absurda, imensurável e crescendo exponencialmente. Com os celulares cada vez mais acessíveis e conexões mais rápidas, é natural estarmos conectados quase que 24 horas por dia. Digo quase, porque algumas pessoas dormem com o celular do lado. 🙂

Pensar que nossas empresas estão inseridas neste contexto é muitas vezes assustador. Se há alguns anos uma grande faixa em frente a uma loja chamava atenção e atraia as pessoas, hoje isso quase não faz diferença. Para empresas de serviços é ainda mais complicado. Como fazer com que as pessoas conheçam e tenham confiança em sua empresa? Como fazer seu negócio ser visto em tempos onde a concorrência está vencendo as barreiras geográficas?

Não basta mais ter um site. É preciso fazer com que ele apareça bem nos buscadores. Aqui,vale um alerta: Não pensem apenas em Google, pensem em buscadores como o Bing e Yahoo também. O Google é rei, mas outros buscadores são príncipes e também têm influência.

Mas e então? Como fazer sua empresa aparecer bem nos buscadores? Pagando publicidade? Também, mas vamos tratar este assunto em outro post.  Para começar, seu site deve estar otimizado para ser encontrado em sites de busca. Estas otimizações são chamadas de SEO, em inglês- Search Engine Optimization, ou no nosso bom português  – otimização para mecanismo de pesquisa.

O que o SEO faz? Quando bem aplicado, melhora a visibilidade de um site ou página no ranking do mecanismo de pesquisa na busca orgânica (busca natural, aquela que não é patrocinada). Isso é essencial, já que os motores de busca como o Google são a maneira mais fácil e prática de navegar pela internet, não é a toa que “dá um Google” virou sinônimo de achar o que procura. Buscadores (Google, Yahoo e Bing) usam padrões complicados para classificar os resultados das pesquisas. Esses padrões são chamados de algoritmos. Com base nesses algoritmos os buscadores mostram quais sites são mais úteis de acordo com a palavra que o usuário digitou na busca. Importante ressaltar que eles evoluem continuamente.

SEO e buscadores

Então o que é preciso? Saber quais são as regras e deixar seu site atendendo todas elas certo? Certíssimo, e é isso que o SEO se propões a fazer. Porém nem tudo é tão simples. Nem todas as regras são divulgadas pelos buscadores. Então precisamos trabalhar com o que temos em mãos, com o que é divulgado e estudado pelos especialistas em SEO.

Ao colocar em prática uma estratégia de SEO em seu site, você pode garantir que ele apareça bem colocado em uma pesquisa. Hoje, não se pode pensar em ter um site sem ter o trabalho contínuo de SEO. É um raciocínio simples. Sem SEO seu site praticamente some e não é mostrado para as pessoas.

Segundo dados do Google os sites que aparecem na primeira página de uma pesquisa dos resultados, obtém 72,3% de todos os clicks. Ou seja, a posição que seu site aparece em uma pesquisa é determinante e tem um impacto gigante na quantidade de visitas que recebe.

 

Como implementar o SEO

SEO não é um job único, as mudanças são constantes. Em 2017, por exemplo, o Google mudou seu algoritmo algumas vezes e alguns fatores passaram a influenciar os resultados da busca. Logo, fique atento se o seu site tem o básico de SEO:

 

Técnicas de SEO

Carregamento rápido:

Se seu site demora muito a carregar, você fatalmente perderá ranqueamento nos buscadores. Por isso, é importante se preocupar com o design e com a experiência do usuário.

Mobile Friendly

Se seu site ainda não está adaptado para dispositivos móveis, resolva isso já. Os buscadores punem sites que não estão adaptados e provavelmente nem aparecerão na primeira página.

Conteúdo relevante.

As palavras-chave são um dos principais pontos que os buscadores usam para definir se seu site é ou não relevante em uma determinada pesquisa. Verifique se as palavras usadas nos títulos, texto e links têm coerência entre si e com sua atividade. Preocupe-se em incluir palavras chave importantes para sua empresa. Tenha textos bem escritos, e links amigáveis.

O conteúdo do seu site tem qualidade ou você usa apenas descrições curtas? Quanto mais conteúdo com conexão ao seu negócio, mais os buscadores o acharão relevantes e o exibirão

Sem excesso de anúncios.

Se seu site exibe anúncios, tome o cuidado para que ele tenha sinergia com seu negócio. Páginas onde os anúncios atrapalham o conteúdo têm sido prejudicadas.

Origem dos acessos – links de entrada

Quando você promove seu site em outros locais, como redes sociais, blogs, portais de conteúdo editorial, automaticamente seu site se torna mais conhecido, tem um alcance maior e se torna mais relevante para as pessoas, os links de seu site em outros locais  fazem com que esses links se multipliquem, pois os usuários compartilham informações e promovem seu site. Os buscadores têm a capacidade de verificar a quantidade de links apontando para um site e isso cria relevância nas pesquisas. Mas atenção, não basta ter links em qualquer lugar, como sempre é preciso haver coerência. Não tente enganar os buscadores, Eles são espertos. J

Atualização de conteúdo

Os buscadores levam em conta a idade do conteúdo. Quanto mais atualizado, mais relevante. Imaginem uma banca de jornal: Revistas novas estão posicionadas onde? O raciocínio é mais ou menos este, quanto mais atualizado o conteúdo, mais relevante. O que é mais novo aparece na frente. Ter um blog em seu site com conteúdos referentes ao seu negócio e que agreguem valor para as pessoas é uma das maneiras mais eficientes manter a atualização constante, já que serviços e produtos raramente precisam ser alterados. É aí que entra o Marketing de Conteúdo. Outro assunto exteeeenso para tratarmos em outros posts.

Processo de SEO

Que resultados esperar com SEO?

Mais vendas, aumento da confiança de seus clientes e consequentemente aumento da base de clientes.

Como começar

A implementação de uma estratégia de SEO bem feita aumenta o ranking do mecanismo de pesquisa do seu site, mas não adianta ser imediatista, algumas ações trazem resultados rápidos, mas SEO se constrói com o tempo e é preciso esforço constante para mantê-lo. Lembre-se de ter isso em mente na construção do site. O SEO on page, implementações feitas no código e conteúdo são muito importantes. E não deixe de fazer o SEO off page, ações que promovem seu site fora de seu site.

O uso de técnicas de SEO vão trazer impactos para seu negócio, porém é um assunto complexo e colocar em prática sozinho pode ser difícil. Para quem tem experiência limitada em trabalhar com o SEO, ter especialista em marketing online pode ser a maneira mais prática de começar.

Entre em contato conosco se precisar de orientações sobre este assunto.