O mundo tem mudado, mas ainda precisamos percorrer um longo caminho em muitos aspectos. No mundo do Marketing, por exemplo, uma pesquisa realizada pelo Digital Marketing Institute , apontou que, embora as mulheres sejam 11% mais eficientes em tecnologia e marketing que os homens, elas representam apenas 30% da força de trabalho de marketing digital e apenas 6,5% dos cargos de direção nesta área. Além disso, 71,7% de toda a força de trabalho de marketing digital são masculinos.
Aqui no Brasil, temos evoluído, mas também não é muito diferente, estas áreas e postos de trabalho são dominadas por homens, ainda existem muitas barreiras e estigmas a serem derrubados nas áreas de tecnologia e isso inclui o marketing digital.
Estamos mudando!
Para alegria das brasileiras, aqui no nosso país a presença feminina no mercado digital está crescendo. O ponto da virada tem sido a revolução de informação que vem acontecendo, as facilidades de comunicação, a cultura disruptiva e a criação de novos modelos de negócios. Esse cenário novo e avassalador tem mudado a representatividade feminina no segmento de marketing digital. Outro fator que influencia de forma impactante esta mudança é o modelo de trabalho que o marketing digital oferece. Pelos motivos mencionados anteriormente, é um segmento que oferece muita flexibilidade, é possível trabalhar de qualquer lugar. Pois, gostem ou não, nós mulheres conquistamos muitas coisas, mas a maioria ainda é responsável pela “logística do lar” (belas, atuantes e “do lar”). Nenhuma crítica ou desejo de levantar polêmica quanto a isso, apenas uma constatação e uma situação que levará bastante tempo para mudar, na minha humilde opinião.
Então, se podemos conciliar a nossa independência, realização profissional e ainda estar mais presente em nossos lares e com nossos filhos, porque não?
Mulheres atuando no mercado digital podem ajudar a economia e o consumo.
Não podemos desprezar a mudança também na forma de consumir que temos visto nos últimos anos. Mulheres adoram estar online e representam a maioria ativa nas redes sociais no Brasil: 74% das mulheres possuem acesso às redes sociais, os homens, 70%. Mulheres gostam de comprar, logo, amam e-commerce. Quando analisamos o consumo digital, as mulheres já representam 51%.
Alegrem-se maridos e namorados, nada de bater perna no shopping, o negócio agora é na base do “click and buy”.
Com tudo isso acontecendo, é urgente e necessário que a abordagem publicitária e as estratégias de marketing aprendam a chegar da forma correta às mulheres.
O que buscamos? Como decidimos a compra? Mulheres são complexas como todos gostam de dizer e, sendo assim, as estratégias para atingi-las também não são simples.
Nada como uma mulher para entender a outra. É muito importante a mudança da nossa percepção enquanto mulheres e profissionais digitais. Possuímos sensibilidade e empatia apuradas, não podemos desprezar essas habilidades.
No futuro próximo? Mulheres, esqueçam a menopausa, os calores, os hormônios, vamos precisar aprender a conviver com tudo isso e com a constante necessidade de atualização, capacitação e flexibilização. E viva o Digital!
É essencial a mudança de percepção do mercado de trabalho nos segmentos de marketing digital e tecnologia em relação ao papel da mulher, tanto com a questão da atuação feminina, quanto no que se refere à idade destas mulheres. Os fatores experiência e sabedoria serão cada dia mais valiosos e necessários.
By the way – Feliz dia da mulher!