Quando falamos no marketing tradicional, os jornais e revistas sempre foram a maneira mais usual divulgação de um negócio. Já no ambiente Digital eles são substituídos pelos anúncios online, comumente chamados de Ads. Parecidos com os jornais e revistas, mas com um poder de alcance beeem maior, além de serem mensuráveis, ou seja, você pode saber se o investimento está tendo o retorno esperado.
Bem, quando pensamos em comprar mídia para publicidade online o Adwords (Google) é a primeira opção a vir à mente. Com certeza isso se deve ao pioneirismo do Google em relação à links patrocinados e por ter sido a primeira a mostrar resultados concretos e mensuráveis.
Mas como o mercado nunca é de um só, o Facebook também evoluiu e criou a sua muito bem estruturada plataforma de publicidade, o Facebook ADS que inclui o Instagram também. E então vem aquela dúvida… Qual proporciona o melhor resultado? Em qual delas devemos investir a preciosa verba?
Neste caso as ferramentas possuem um papeis diferentes e que de certa formam se complementam. O Facebook é ótimo para gerar necessidades e estimular a compra. Já o Google Adwords é muito bom para captar uma necessidade já existente, ou seja, quem já sabe o que está procurando.
Um pouco sobre como o Facebook Ads funciona
Uma coisa que você precisa saber é que o alcance orgânico (com posts simples, sem investimento) do Facebook é bem baixo. Estima-se que um post que você faz em sua fan page alcance 1% dos seus seguidores. Ou seja, não é mais possível chegar em todos os que te seguem com as publicações gratuitas. Então se você trabalha bem Facebook não pode deixar de pensar no Facebook Ads. Se você quiser algumas dicas sobre como trabalhar redes sociais, este post pode te interessar.
No Facebook Ads, os anúncios são mostrados para as pessoas que você pode definir. É possível você especificar bem para quem quer mostrar seu anúncio: Por idade, sexo, interesses pessoais. Isso faz com que seu anúncio seja bem mais assertivo. Isso também pode levar o anúncio à pessoas que nunca tenham demonstrado nenhum interesse em seu produto ou empresa, diferente do Google que exibe os anúncios com base na busca que a pessoa fez. Por este motivo o Facebook Ads, pode gerar novas necessidades e captar novos clientes. A dica aqui é ter um anúncio muito atrativo.
Um pouco sobre como o Google Adwords funciona:
Como dissemos anteriormente o Google Ads alcança pessoas que já sabem o que estão buscando. A palavra chave buscada é o gatilho para mostrar o anúncio.
Por este motivo o Google Ads gera uma conversão maior que o Facebook Ads, pois cada um atua em momentos do ciclo de conversão (ou de compra) diferentes. Enquanto um pode estar sendo impactado pela primeira vez no Facebook, no Google ele já sabe exatamente o que está procurando.
Mesmo gerando mais conversões, existe um porém. Se a pessoa não buscar a palavra chave que está contida na sua campanha, ele nunca chegará ao seu anúncio. Por este motivo a dica aqui é saber muito bem e estudar cuidadosamente as palavras chaves e conteúdo que seu site ou loja apresenta. Isso tem peso na exibição dos anúncios.
Se você busca pessoas que nem sabem o quanto seu produto ou serviço pode ajuda-lo ou facilitar sua vida, ou seja, se a pessoa não tem uma necessidade por determinado produto ou serviço, é bem provável que o Google AdWords não seja a melhor escolha para sua publicidade online.
Enfatizando que aqui estamos falando de Search (aqueles anúncios de texto que o Google apresenta quando digitamos uma palavra na barra de busca). O Google tem outras formas de publicidade como a rede de Display e o YouTube Ads, que atingem o público em vários pontos do ciclo de compra.
Neste artigo do próprio Google fala-se bastante sobre o comportamento de consumo do ZMOT (momento zero da verdade), para quem quer se aprofundar um pouco sobre o consumidor digital, vale a pena ler. Tem um bom link com este assunto que estamos falando
Resumindo:
Se seu objetivo é aumentar vendas ou algum tipo de conversão em seu site, use o Google Adwords, ele vai trazer para você quem busca por seu produto ou serviço.
Se você precisa realizar ações de Branding, engajar pessoas com sua marca ou produto, o Facebook Ads tem desempenho muito melhor.
Caso sua verba permita, use os dois canais simultaneamente, pois eles não brigam entre si, um vai atrair novas demandas e outro vai atender necessidades já existentes. Trabalhando juntos eles garantem uma ótima visibilidade para seu negócio. Se a verba for curta, use um de cada vez e analise quem trouxe melhores resultados. Lembrando que o ideal é trabalhar pelo menos 2 a 3 meses com cada um para que se possa chegar a uma análise coerente.
É muito importante que você saiba aonde quer chegar antes de anunciar, analisar o estágio do seu negócio, o tipo de produto/serviço oferecido. Só assim terá o resultado satisfatório.
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